A religião sempre esteve presente na experiência humana, como podemos observar nos anais da História. De diferentes modos, cada povo em sua cultura peculiar adorava algo que considerasse sagrado. Desde a crença numa divindade superior até ao culto a algum elemento natural, cada atitude religiosa representava a fé e cultura de seu povo. Essa é a visão secular. No entanto, não foi assim no princípio.
Quando analisamos os relatos dos livros sagrados e sua autenticidade, notamos que, dentre os muitos livros, a Bíblia Sagrada é um livro singular. Ela conta a existência de uma realidade que tem sido, por muitos e de muitas formas, adulterada. A realidade de um grande conflito entre o bem e o mal, moldou substancialmente a estrutura da Natureza e o comportamento humano. A palavra pecado caiu na ridicularização. Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, Adão e Eva, os anjos, os profetas, Antigo e Novo Testamentos, tudo tem sido levado ao descrédito, não porque não sejam verdades, mas porque se for possível remover os marcos indicadores do caminho, como se orientarão os que buscam a Verdade? Desorientar, matar e destruir é o objetivo de Satanás desde sua rebelião, e o mundo que vivemos é o resultado direto da existência desse agente maligno. As muitas palavras, teorias e especulações ditas por aqueles que desprezam a Palavra de Deus são apenas provas em favor do verdadeiro cristianismo, pois demonstram a realidade do caráter mascado do erro. Não importa o empreendimento feito contra a Verdade, ela sempre triunfará - prova disso é o próprio Testemunho da História universal. Para aquele que duvida ou anda errante no caminho da vida, Jesus Cristo convida: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32 E o que é a Verdade? "Santifica-os na Tua [de Deus] verdade; a Tua palavra é a verdade." João 17:17 E qual é o melhor caminho para começar essa busca pela verdade? "Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14:6 Esses são os primeiros marcos precisos do caminho para a vida!
Esse espaço do blog Observatório Panorâmico tem por objetivo mostrar a razão de cada aspecto da verdadeira fé cristã. Esse é um grande desafio a ser realizado. Não o faremos por qualquer habilidade meritória pessoal ou humana. É pelo poder de Deus e a inspiração de Seu Espírito Santo, que procuraremos mostrar a razão de nossa esperança custe o que custar. Que essa iniciativa possa servir de exemplo para que muitos cristãos se empenhem por defender aquilo que acreditam, comunicando esperança ao mundo como representantes do Senhor.
Que o Senhor dê êxito à imperfeita expressão humana nesse empreendimento.